Translate

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Locução de FMs com os dias contados


Eu li no blog do Gabriel Passajou, um texto interessante do DJ Sérgio de Marco, coordenador artístico da Verde Vale FM em Mineiros (GO), onde ele fala sobre a saturação do tipo de locução jovem das FMs.
"Na minha opinião a tal da locução jovem está com os dias contados.
” E agora, mais um sucessoo pra você!!” ( música )
” Você ouviu uma das mais tocadas por aqui, após o break a gente volta”… ( break )
” ok, já estamos de volta com mais música aqui na melhor!” .

Com a chegada de novas midias, o rádio está perdendo muito espaço e precisa cativar, trazer o ouvinte de volta, com uma locução parecida como eram as FM’s no começo dos anos 80, onde não tinha muitos anunciantes, e logicamente o break comercial era menor, as condições técnicas não eram das melhores ( cartuchos engasgando, etc… ), o locutor devia ser bom no improviso para tapar eventuais furos, entender sobre o artista que estava executando no ar, saber que o U2 era da Irlanda, que o Freddie Mercury cantava em carreira solo, mas era o vocalista do Queen, etc…

Hoje o cara parace um robozinho: Anuncia música/chama o break/volta com música/ …
Nas rádio ditas ” jovens “, raramente se ouve um papo inteligente entre o locutor do estúdio e o da móvel, em eventuais ” blitz “.
As populares preenchem essa lacuna com horóscopo, fofocas, etc…e não raro, a programação musical é parecida com as ” jovens “

Lema dos anos 90!
Muita música, pouco papo!
Mas agora mudou, é melhor ouvir música no Ipod, mp4, celular…escolher só minhas canções preferidas.
Já que o comunicador não fala comigo ( sim, comigo! estou ouvindo ele, tem que dirigir-se a mim ).
Pode ser comunicação jovem, ( que hoje gosta de de diversos estilos musicais ), mas tem que cativar o ouvinte, só dizer que daqui a pouco tem mais música não cola mais."
Leia o artigo completo

Um comentário:

Ismael Luiz disse...

ISSO ME FAZ LEMBRAR DAQUELE FAMOSO LOCUTOR DE UMA DE NOSSAS FMs QUE,NO DIA DO SEQUESTRO DE DOM ALOÍSIO, ÀS 18 HORAS DAQUELE DIA,AINDA NÃO SABIA DO OCORRIDO.ALIENAÇÃO PURA.