Translate

domingo, 23 de junho de 2013

TV. Nostálgica lembrança da TV-Ceará (I)

.
Tive um surto de nostalgia e fiquei me lembrando de programas e nomes do passado na tv cearense. Alguns deles marcaram profundamente a história televisiva. A TV Ceará era usina de produção de entretenimento, novelas (ao vivo) e especiais que chegaram a ser premiados na Espanha. 

O nome mais importante era o João Ramos. O maior deles. Fazia de tudo. 

Depois da cassação e fechamento da TV Ceará, ele foi para o grupo Edson Queiroz. Eu cheguei a trabalhar na mesma empresa que ele - grupo Verdes Mares, embora ele estivesse ocupado na implantação do parque técnico do jornal Diário do NE - mas nunca nos encontramos. Considero o mais completo profissional de TV que o Ceará já teve. 

Outros nomes que me vêm à lembrança: Neide Maia. Tinha uma das vozes mais marcantes do rádio. E teve Emiliano Queiroz, Renato Aragão, Ayla Maria, Augusto Borges, Paulo Limaverde, B. de Paiva, João Ramos, Wilson Machado, Guilherme Neto, Ary Sherlock, Hiramisa Serra, Karla Peixoto, Assis Santos e um outro, o Toinho dos comerciais, que fazia o maior sucesso pela maneira irreverente.

Entre os programas, o Show do Mercantil, comandado por Augusto Borges, do qual iria participar como convidado dos estudantes do Liceu. Tinha disputa entre colégios e eles me chamaram para reconhecer vozes de astros famosos do cinema. Era eu e o Christiano Câmara. 

O bom Christiano errou todas as vozes colocadas para ele descobrir e quando foi minha vez acertei todas e ainda as dele. Foi uma ovação no auditório. E pouca gente sabe quem estava ali era eu já locutor da Rádio Iracema. 


 

Um comentário:

Unknown disse...

Indico um trabalho realizado para disciplina de Tele-I do professor Alberto Perdigão que fiz sobre a TV Ceará, onde Nirez conta um pouco sobre a chegada da TV no Ceará.

http://www.youtube.com/watch?v=94ursQc6oLg